Conheça as diferenças entre os óleos que usamos na cozinha

OiOi Oi Gente =)
Como vocês estão?
Eu estou firme e forte na dieta e nos exercícios. Ontem minha gastrite atacou, mas fui para a zumba mesmo assim. Recebi um comentário bem interessante ontem e resolvi pesquisar bastante e mandar um email para a nutri e fiz um post agorinha para vocês:



Gente, tem de milho, canola, soja, girassol, azeite e outros que não costumamos usar muito, esses são os que mais usamos, diariamente e muitas vezes nem sabemos a quantidade e a diferença de cada um, para isso, vou escrever aqui a diferença de cada um para o conhecimento e a escolha correta.

Ricos, porém perigosos
Como eu já disse em outros posts, nas principais refeições é fundamental a existência de gorduras, mas em quantidade correta. Como dizem, entre o remédio e o veneno, está na quantidade.
Os óleos são ricos em vitamina E e alguns tem omega 6 e 3, o que muda é a quantidade que é utilizada que pode se tornar gordura saturada, o que aumenta o colesterol, diabetes, obesidade e vários outros problemas. Então, cuidado na dose!

Os tipos de óleos mais comuns que devem ser consumido em no máximo 1 colher de sopa por dia

O óleo de soja, girassol e de milho, tem bastante gordura poli-insaturada, que reduz tanto o colesterol bom, quanto o ruim, por isso o cuidado no consumo.
Alguns pesquisadores dizem, que esses óleos ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, mas como ele diminui o colesterol bom, então pode ser perigoso se consumido e em excesso.
Já o óleo de amendoim, canola e azeite, tem grande quantidade de gordura monoinsaturada, que é ligada diretamente a diminuição do colesterol ruim no sangue, no entanto, também pode diminuir o colesterol bom. Mas ele age muito mais na diminuição do colesterol ruim do que os que citei anteriormente.

Vamos aquecer?
Ah! os óleos que falei, suas grandes propriedades, são quando eles não são aquecidos. Para o óleo permanecer saudável, ele tem que suportar altas temperaturas e não sofrer mudanças na sua estrutura. 
Todos os óleos, menos o azeite, aguentam o calor de 180º e os mais indicados para frituras são o de amendoim e canola, que suportam temperaturas mais elevadas.
Outra dica é não reutilizar os óleos aquecidos, quanto mais mais gordura saturada ficam, alterando o que era bom para ruim.

Resumindo: Usem o óleo com moderação.
O óleo de canola é o que tem menos propriedades, porém, é o que tem menor gordura saturada, principalmente quando esquenta.
O óleo de soja é o que tem mais benefícios, inclusive o preço, mas ele não aguenta muito o calor. Ele é o mais completo (com exceção do azeite, que é o melhor, mas não suporta altas temperaturas e tem sabor).
Quando for fritar ou fazer comida, evite o uso do azeite, porque ele perde todas suas propriedades no aquecimento, virando apenas gordura saturada.
Quando for refogar algo, evite deixar aquecer muito o óleo, coloque o alho e logo a cebola, deixando assim fritar na própria água da cebola.
Se formos pesquisar óleo por óleo, terão muitos artigos falando da parte ruim de cada um, então vamos pensar assim: Consumir pouco, apenas o essencial e escolher o que é adequado para cada tipo de alimentação. 
Enfim, essa é uma breve explicação, abaixo coloquei as fontes de pesquisas que são mais completas.

Sexta-feira tem mais post, enquanto isso, curtam minha página =)
https://www.facebook.com/tathaesuavida




Fontes: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2012/07/nutricionista-aponta-diferencas-entre-oleos-consumidos-nas-refeicoes.html, http://maisequilibrio.com.br/nutricao/oleo-de-soja-girassol-canola-e-milho-qual-escolher-2-1-1-715.html, http://marcela-nutricao.blogspot.com.br/2008/09/compare-os-leos-de-soja-girassol-milho.html, http://www2.uol.com.br/vyaestelar/oleos_soja_canola_milho.htm, http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/06/variar-os-tipos-de-oleos-usados-nas-refeicoes-faz-bem-para-saude.html, http://www.brasilmedicina.com.br/noticias/pgnoticias_det.asp?Codigo=2049&AreaSelect=4

Tatha Talitha

28 anos, quase 29. Casada com o meu amor de infância. Mãe de ninguém, mas depois dos 30 será a minha meta. Publicitária e ama o que faz, mas ama mais ainda a vida espiritual que tem, porque como sempre aprendi: A sua Luz é maior quando você aumenta a Luz de alguém. Pisciana de corpo e alma e amante das artes de fazer as coisas darem certo.

5 comentários:

  1. me falaram do de algodao mas nunca encontrei

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tatha!

    Ótima postagem!
    Com certeza, sempre com moderação!
    Já gastei muito ólea aqui em casa, mas do início do ano pra cá, uma garrafa dura um mês. Eu gastava duas ou mais.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Talitha, achei muito legal o blog!
    Mas gostaria de entender, vc tinha quanto quando começou essa luta?
    Pelo que entendi, vc chegou aos 70, foi isso mesmo? E hoje esta com 96? Em quanto tempo recuperou? Por que voltou a ganhar peso?
    Eu só queria saber pq tbem estou nessa guerra e gostaria de saber o que houve. Já pensei até em fazer redução, mas vou seguir as suas dicas. Depois vou ler mais com calma. Conte com a minha torcida!!! Vamos vencer essa guerra! umbj

    ResponderExcluir

Seu comentário faz meu dia mais feliz e minha luta mais intensa...pq para vencer uma guerra precisamos de soldados e eu faço parte desse exercito.